Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Ministro participa da inauguração da câmara acústica

por INPE
Publicado: Dez 12, 2002
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 12 de dezembro de 2002

Imagem Ministro participa da inauguração da câmara acústica

Está previsto ainda para este mês a inauguração da Câmara Acústica Reverberante do LIT (Laboratório de Integração e Testes) do INPE, que irá proporcionar a realização de testes simulando o ambiente vibro-acústico de alta intensidade, gerado pelos motores dos foguetes no momento do lançamento. A inauguração será na próxima sexta-feira (20), às 15h30, e estará presente o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg.

Este projeto irá atender as necessidades do programa espacial brasileiro, que envolve satélites de grande porte. As especificações da Câmara Acústica também atendem às necessidades do veículo lançador, que é de responsabilidade do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) do Centro Técnico Aeroespacial. A empresa responsável pelo projeto e construção da nova câmara, que representou um investimento de US$ 4,7 milhões, é a norte-americana Wyle Laboratories Inc.

Durante a fase de lançamento de um satélite, a violenta emissão de gases pelos motores do foguete gera ondas acústicas de alta intensidade. Essas ondas atuam mais fortemente nas partes leves e componentes com grandes áreas, tanto do satélite quanto do próprio foguete. O nível de ruído gerado, que pode atingir cerca de 156 dB, é capaz de causar avarias em componentes de satélites e, é suficiente para, literalmente, explodir os tímpanos de qualquer ser humano, já que 120 dB é a ordem de grandeza que nosso aparelho auditivo consegue suportar.

Com 1.215 m3 de volume e capacidade para gerar ruídos de até 156,5 dB (OASPL) de intensidade, conseguidos com uma descarga de 6 kg de nitrogênio gasoso por segundo através de um vaporizador, esta Câmara Acústica é única no Hemisfério Sul. Segundo o corpo técnico do LIT, além de atender às necessidades do programa espacial brasileiro nos seguintes satélites e lançadores sob responsabilidade do INPE e CTA respectivamente, existem alguns clientes potenciais como a Indústria Aeronáutica, para testes de estruturas e revestimentos da fuselagem de aviões e, fornecedores de subsistemas de satélites passíveis de testes acústicos, como painéis solares, antenas parabólicas, entre outros.

O LIT foi inaugurado em dezembro de 1987 e foi projetado para integrar e testar satélites de pequeno e médio porte (até 500 quilos), mas a inclusão do Brasil em programas de satélites de grande porte, como é o caso CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), exigiu a disponibilização de uma câmara para a realização dos testes acústicos. Os modelos CBERS 3 e 4 poderão ser submetidos a testes no próprio INPE, graças a inauguração desta nova Câmara Acústica Reverberante.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.