Você está aqui: INPE / CBERS / Lançamentos / Lançamento CBERS 04A

Lançamento CBERS 04A

Lançado em 20 de dezembro de 2019

Centro de Lançamento de Taiyan, China
Foguete Longa Marcha - 4



Publicado Por: INPE
Última Modificação: Jul 08, 2020 09h54

O CBERS 04A, sexto satélite da família CBERS, foi lançado e colocado em órbita com sucesso no início da madrugada do dia 20 de dezembro de 2019, pelo foguete Longa Marcha 4B, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan (TSLC), na China.

O lançamento ocorreu às 11h22 (horário de Pequim), que corresponde à 00h22 (horário de Brasília) ou 03h22 UTC. Cerca de 15 minutos depois, o terceiro estágio do foguete LM-4B liberou o satélite na órbita prevista. O lançamento contou com a participação de especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) e do Centro de Controle de Satélites de Xian (XSCC).

Montagem, Integração e Testes do CBERS 04A

As atividades de montagem, integração e testes (AIT) do satélite CBERS 04A foram realizadas no INPE no Laboratório de Integração e Testes (LIT) situado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José Campos / SP – Brasil. O AIT teve início em novembro de 2017 e finalizado em abril de 2019.

Após as atividades de AIT os módulos de serviço e de carga útil do satélite foram separados e acondicionados em seus containers de transporte e transportado para as instalações da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) situada em Pequim, China.

Nas instalações da CAST os módulos foram novamente acoplados e um conjunto de testes elétricos foram realizados para confirmar que não houve degradação durante o transporte aéreo e rodoviário das instalações do INPE até as instalações da CAST.

Na sequencia, os módulos de serviço e de carga útil foram desacoplados, acondicionados em seus containers de transporte e transportados para as instalações do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan (TSLC), na China.

Nas instalações do TSLC seus módulos foram acoplados e o satélite foi preparado em sua configuração de lançamento e voo e integrado o veículo lançador Longa-Marcha 4B (LM-4B).