Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Artigo do Diretor: Nosso Astronauta e o Programa Espacial Brasileiro

por INPE
Publicado: Fev 04, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 04 de fevereiro de 2006

O programa espacial brasileiro terá em breve um evento inédito e de grande significado: o vôo do astronauta brasileiro, Ten. Cel-Av Marcos Pontes. Sua participação em missão a bordo da estação espacial internacional marca mais um sucesso de nosso programa espacial. O significado do vôo do nosso astronauta é ainda maior se colocamos esta missão no contexto de todas as atividades do Brasil na área espacial.

O primeiro aspecto a destacar é a natureza do desafio vencido pelo próprio Ten. Cel Pontes. Ser astronauta não é tarefa fácil. O processo de seleção e treinamento exige um esforço e uma vontade invejáveis. No caso do nosso astronauta, o esforço foi duplo. Depois de um pesado treinamento na NASA na perspectiva de uma viagem a bordo do ônibus espacial, teve de enfrentar um novo processo na Rússia para integrar-se à expedição a bordo da nave russa Soyuz. Para realizar este sonho coletivo, o Ten. Cel Pontes demonstrou as melhores virtudes militares: disciplina, competência e dedicação ao Brasil.

Quando estiver na ISS, nosso astronauta estará realizando vários experimentos científicos para medir os efeitos de gravidade zero, concebidos por diferentes instituições brasileiras, numa ação integradora e mobilizadora do programa espacial. O INPE está honrado em contribuir para esta missão, pois estes experimentos estão sendo testados e qualificados em nosso Laboratório de Integração e Testes.

A missão do astronauta também sinaliza novos tempos para o CTA. A transferência do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Comando da Aeronáutica para São José dos Campos mostra a importância presente e futura do CTA para a ciência e a tecnologia brasileira. Em especial, nos próximos anos deveremos ter grandes eventos em nosso programa de lançadores. O Centro de Lançamento de Alcântara irá operar de forma sistemática, com foguetes brasileiros, e em convênios com outros países. O programa de lançadores do CTA deverá não apenas completar o VLS, como ainda iniciar o ambicioso programa Cruzeiro do Sul, em cooperação com a Rússia. A renovação do CTA com ambiciosos programas na área de lançadores e a entrada em operação internacional do Centro de Lançamento de Alcântara são uma mostra de que nosso programa espacial tem hoje um caminho de futuro.

O terceiro mérito da viagem do astronauta é mostrar para toda a nossa sociedade os outros grandes feitos do programa espacial brasileiro. No caso do INPE, também temos muito que comemorar e grandes expectativas. Nosso programa de satélites de observação da terra em conjunto com a China tem hoje um satélite em órbita (o CBERS-2), do qual mais de 190.000 imagens já foram distribuídas para usuários brasileiros. Temos mais três satélites CBERS em construção. O CBERS-2B deverá ser lançado em 2006, o CBERS-3 em 2008 e o CBERS-4 em 2011. Além disso, deveremos ter um satélite de observação da terra totalmente nacional (o SSR-1) em 2009. Em 2005, tivemos 70% de acerto em nossa previsão de tempo com seis dias de antecedência e nossas previsões estão nas TVs Globo, Record e Cultura. Atingimos um pico de 70.000 acessos no final do ano em nosso site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Os mapas do desmatamento da Amazônia no período agosto 2004 a agosto 2005 foram divulgados pelo INPE em dezembro de 2005, indicando uma taxa de desmatamento de 18.900 km2. É a primeira vez que o INPE anuncia a taxa no mesmo ano de ocorrência e que usamos imagens CBERS em complemento às imagens LANDSAT. Consolidamos em 2005 o sistema DETER (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que fornece informações atualizadas sobre os focos novos de desmatamento na Amazônia.

Nossa equipe do INPE considera o vôo de nosso astronauta como um justo orgulho de todos os brasileiros. Congratulamos-nos com nossos colegas da Agência Espacial Brasileira, principais responsáveis por esta missão. E compartilhamos com nossos colegas do CTA a satisfação de ter um militar e um especialista do centro como o nosso astronauta. Ao voar na Soyuz e tripular a estação espacial, o Ten. Cel Pontes será portador dos sonhos de todos os brasileiros.

Gilberto Câmara - Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.