Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Trabalho sobre o CBERS-2 é premiado em Simpósio da USP

por INPE
Publicado: Jan 20, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 20 de janeiro de 2006

O estudo de solos é uma das múltiplas aplicações do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), e um trabalho sobre este tema recebeu menção honrosa no 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP), realizado em dezembro passado nos campi de São Carlos, Ribeirão Preto e São Paulo, reunindo mais de 15 mil autores.

Aluno da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), Matheus Bayer Gonçalves foi premiado pelo artigo "Satélite CBERS-2 na determinação de teores e atributos granulométricos dos solos", trabalho que foi orientado pelo professor José Alexandre Melo Demattê.

Desde maio de 2004, empresas privadas, órgãos públicos, organizações não-governamentais e instituições de todo o país estão utilizando as imagens do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) disponibilizadas gratuitamente pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Desde então, já foram distribuídas cerca de 160 mil imagens e a tendência é que o número de usuários cresça ainda mais, na medida em que a sociedade brasileira descubra os benefícios do uso de satélites para monitorar as mudanças na Terra.

"Temos acompanhado o uso das imagens CBERS pelas universidades e escolas técnicas. Estas imagens auxiliam em trabalhos de várias áreas e são importantes para alunos e professores principalmente pela facilidade de acesso e custo zero", comenta José Carlos Neves Epiphanio, coordenador do Programa de Aplicações do Satélite CBERS no INPE. "O site registra que temos aproximadamente 15 mil usuários de diferentes instituições e empresas e em breve teremos um relatório detalhado sobre o perfil destes usuários. Sabemos que a oferta gratuita das imagens motivou a abertura de pequenas empresas de geoprocessamento, gerando renda e empregos", completa Epiphanio.

Obter uma imagem do satélite sino-brasileiro é muito simples, basta acessar o site www.obt.inpe.br/catalogo. O download é gratuito, sendo necessário apenas um breve cadastro. Mais informações sobre o CBERS em www.cbers.inpe.br.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.