Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Ministro dá posse hoje ao novo diretor do Inpe

por INPE
Publicado: Dez 09, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de dezembro de 2005

Imagem Ministro dá posse hoje ao novo diretor do Inpe

O pesquisador Gilberto Câmara toma posse hoje como diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. A solenidade contará com a presença do ministro Sergio Rezende, de autoridades locais e nacionais, representantes de órgãos ligados à C&T e empresários do setor aeroespacial. A cerimônia será às 15h30, no auditório do LIT, que fica na sede do Inpe, em São José dos Campos. Depois da solenidade, o novo diretor concederá uma entrevista coletiva.

O nome de Gilberto Câmara foi escolhido pelo ministro Sergio Rezende a partir de uma lista tríplice, elaborada por um comitê de busca composto por personalidades ligadas ao setor espacial. Desde maio, o grupo trabalhava na análise de currículos e propostas de gestão de 11 candidatos. A direção do instituto vinha sendo exercida interinamente por Leonel Fernando Perondi.

Novo diretor

Gilberto Câmara trabalha na instituição desde 1980. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), fez mestrado e doutorado em Computação no Inpe. Atual Coordenador Geral de Observação da Terra, Câmara esteve envolvido no desenvolvimento de importantes softwares de sensoriamento remoto e processamento de imagens de satélites, como o SPRING, e das metodologias dos projetos DETER e PRODES, usados na detecção e monitoramento do desmatamento da Amazônia.

Nesse período, o engenheiro também foi responsável pelo estabelecimento de uma política de acesso livre aos dados do Inpe sobre desmatamento e às imagens do satélite CBERS. Esta política resultou na distribuição de 120 mil imagens do CBERS entre maio/2004 e julho/2005.

Na área acadêmica, o novo diretor do Inpe publicou quatro livros e produziu mais de 120 artigos, além de ser orientador de diversos trabalhos de mestrado e doutorado. Professor em quatro cursos de pós-graduação nos programas de Sensoriamento Remoto e Computação Aplicada do Inpe, Câmara é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (produtividade em pesquisa), além de consultor de instituições renomadas na área de ciência e tecnologia.

Mais informações sobre Gilberto Câmara, assim como sua proposta como novo diretor no Inpe, podem ser acessadas na página pessoal do pesquisador.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.