Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Presidente recebe equipe brasileira do satélite CBERS 04A

por INPE
Publicado: Fev 18, 2020
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de fevereiro de 2020

Imagem Presidente recebe equipe brasileira do satélite CBERS 04A

Imagens do satélite sino-brasileiro CBERS 04A foram entregues ao presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em 10 de fevereiro, durante reunião com dirigentes e especialistas do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, na sigla em inglês). As imagens, em média e alta resolução, são representativas das potencialidades do satélite, lançado em dezembro.

O CBERS 04A é o sexto do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, na sigla em inglês), firmado com a China em 1988. No Brasil, as atividades são executadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e coordenadas pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

O diretor do INPE, Darcton Damião, presenteou Bolsonaro com uma imagem do município de Resende (RJ). Já a coordenadora de Observação da Terra do Instituto, Lubia Vinhas, entregou uma imagem de Brasília - em média resolução - e outra específica da área do aeroporto da capital federal - em alta resolução.

Ao coordenador do Segmento Espacial do Programa CBERS, Antônio Carlos de Oliveira Pereira Júnior, coube a entrega de um livro em comemoração aos 30 anos da parceria espacial sino-brasileira.

Um reconhecimento aos diversos profissionais atuantes no CBERS, o encontro com o presidente teve a participação dos coordenadores do Segmento de Aplicações, Ricardo Cartaxo, e dos chefes do Centro de Rastreio e Controle de Satélites, Valcir Ortlando, e do Laboratório de Integração e Testes, Geilson Loureiro.

Participaram também da cerimônia: Adenilson Roberto da Silva (arquitetura da missão de engenharia), Jun Tominaga (rastreio e controle), Carlos de Oliveira Lino (integração e testes), Carlos Alberto Bento Gonçalves (telecomunicação), Gledson Hernandes Diniz (garantia de produto), José Dias de Matos (cargas úteis), Rafael Lopes Costa (controle térmico), Renato Oliveira de Magalhães (elétrica), Antônio Claret Palerosi (mecânica) e Walter Abrahão dos Santos (computação embarcada).

Representando diversos colaboradores, estiveram ainda presentes Luiz Antonio dos Reis Bueno (segmento Espacial), José Teixeira da Matta Bacellar (segmento Aplicações), Glauber Paz Miranda (controle) e Guilherme Bizarria Moreno Silva (integração).

A equipe do FloripaSat, satélite da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apoiado pela AEB e colocado em órbita pelo mesmo lançador do CBERS 04A, também participou do encontro oficial com o presidente.

Confira aqui as fotos do evento no Palácio do Planalto

Saiba mais sobre o CBERS aqui.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.