Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Segundo Aniversário do Lançamento e Operação do CBERS 2 - Discurso do Diretor

por INPE
Publicado: Out 19, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de outubro de 2005

Bom dia. Em nome do Instituto, gostaria de agradecer a presença de todos e manifestar nosso orgulho e satisfação em estar aqui celebrando com todos os presentes esta data de grande significado para o INPE e temos certeza, também, para o país - o segundo aniversário do lançamento e operação do satélite CBERS 2.

O Programa Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres constitui-se em um dos principais programas de nosso Instituto. Estabelecido há 17 anos, o programa tem contribuído para que o INPE cumpra a sua missão, qual seja a de promover a inovação e o desenvolvimento cientifico e tecnológico nacional na área espacial, maximizando retornos diretos à sociedade na forma de produtos e serviços, capacitação tecnológica industrial e difusão de conhecimentos.

Através do Programa CBERS, o INPE avançou em sua capacitação na área de tecnologia espacial. Partindo de uma experiência inicial na fabricação e controle de micro-satélites, hoje, em função do Programa, o INPE exibe experiência e conhecimento na fabricação e operação de sistemas espaciais de grande porte e complexidade.

No que concerne à política industrial, o Programa promoveu inovação e a capacitação tecnológica junto ao setor industrial, tanto através de programas de qualificação de fornecedores quanto da contratação direta de equipamentos. Exemplos incluem a qualificação de fornecedores de painéis solares de uso espacial e a contratação de equipamentos computacionais de grande confiabilidade, apropriados para operação no ambiente espacial.

Ainda, no que se refere aos retornos diretos à sociedade, novos serviços e produtos foram gerados através da oferta de imagens produzidas pelos satélites CBERS 1 e 2. Enquanto que foram distribuídas em tomo de três mil imagens do satélite CBERS 1, o satélite CBERS 2 já teve mais de 100 mil imagens distribuídas ao longo de sua vida operacional.

Adicionalmente, agora na área de difusão de conhecimento, imagens CBERS têm sido utilizadas, de forma sistemática, em programas de treinamento voltados tanto para professores da rede pública quanto para profissionais da área de sensoriamento remoto.

Portanto, não seria exagero afirmar que o Programa CBERS é, hoje, parte integrante de nossa vida institucional, e tenho certeza que todos aguardam com ansiedade sua continuidade, com o desenvolvimento e fabricação de satélites ainda mais avançados.

No que se refere à cooperação internacional, o Programa CBERS pode ser visto, igualmente, como uma experiência de grande sucesso. O INPE tem recebido inúmeras manifestações por parte de autoridades, dos mais diversos níveis de governo, expressando seu contentamento e satisfação com os resultados do Programa. Nossa cooperação com a China tem sido definida como modelar.

A cooperação, com quase duas décadas de vigência, envolvendo técnicos, engenheiros e pesquisadores de ambos os países evoluiu de um relacionamento distante, mas cordial e educado, no início, para um relacionamento de grande proximidade e confiança, correntemente, o qual permitiu que o Programa superasse dificuldades de grandes proporções. Em todos estes momentos, as pendências sempre puderam ser resolvidas no âmbito da área técnica, nunca extravasando para outras esferas relacionamento entre os países. Temos plena certeza de que esta confiança mútua será ainda mais fortalecida com o desenvolvimento futuro da cooperação.

Quanto ao futuro próximo, a cooperação tem seu curso completamente definido. No final de 2002 foi assinado o protocolo complementar para a fabricação e lançamento dos satélites CBERS 3&4. Com sensores mais avançados que aqueles que equipam os satélites CBERS 1&2, o CBERS 3 tem previsão de lançamento para 2008, enquanto que o CBERS 4, a ser integrado no Brasil, tem previsão de lançamento para 2010.

No segundo semestre de 2004, foram ainda acordados dois novos protocolos complementares.

Objetivando minimizar o risco de interrupção no fornecimento de imagens, foi acordada a fabricação e o lançamento do satélite CBERS 2B, uma réplica do CBERS 2 a não ser pela incorporação de uma nova câmera, que substituirá a câmera para imageamento no infra-vermelho. A nova câmera apresenta resolução espacial de 2,5 m, o que virá a ampliar significativamente o leque de aplicações das imagens geradas. Com lançamento previsto para 2006, o CBERS 2B tem o início de sua integração previsto para o corrente ano, a qual se dará integralmente no Laboratório de Integração e Testes do INPE.

Em um segundo entendimento, Brasil e China assinaram importante acordo que disciplinará a distribuição de imagens CBERS em paises outros que Brasil e China. Trata-se do marco legal que abre o caminho para que ambos os paises distribuam imagens CBERS em âmbito internacional, em base comercial.

O cumprimento integral do corrente plano, já incorporado à versão 2005-2014 do Programa Nacional de Atividades Espaciais, permitirá que Brasil e China venham a operar conjuntamente um sistema de Observação da Terra por satélite no padrão do estado-da-arte internacional.

A sociedade tem dado mostras de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Instituto, pelo que somos, todos, muito honrados e agradecidos. Se no ano passado, por ocasião do primeiro ano de operação do satélite CBERS 2, era lançado um selo postal comemorativo ao Programa Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, na presente ocasião estamos ainda celebrando o recebimento pelo Instituto do Prêmio FINEP de Inovação na Região Sudeste na categoria Instituto de Pesquisa,outorgado ao INPE no final de setembro. Certamente, este reconhecimento é um grande motor de nossas realizações.

Como este é um momento de celebração, gostaríamos de registrar nosso apreço e agradecimento aos principais atores institucionais que contribuíram para o sucesso do Programa. Em especial, agradecemos aos nossos Governos pela visão de estabelecer o programa CBERS e prover os recursos necessários à sua consecução e continuidade.

Com a Comissão de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa-COSTIND, a Agencia Espacial Chinesa - CNSA, o Centro de Dados e Aplicações para Sensoriamento Remoto - CRESDA, o Centro de Lançamento e Rastreamento - CLTC, e a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial - CAST, nossa contraparte, dividimos a alegria e a satisfação com a presente data.

Pelo lado brasileiro, nossos agradecimentos especiais são dedicados ao Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT, à Agência Espacial Brasileira-AEB, e ao Ministério das Relações Exteriores-MRE, todos contribuíram de forma decisiva para o sucesso do Programa.

Finalmente queremos expressar nossos mais calorosos parabéns a todo o pessoal, - engenheiros, técnicos, cientistas, e pessoal de apoio, tanto da área pública quanto privada – que fizeram deste programa uma realização de grande êxito – a eles dedicamos este dia especial.

Desejo a todos um grande aproveitamento nas atividades que estarão se realizando nestes dias da Semana CBERS.

Obrigado.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.