Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

INPE de Cachoeira Paulista comemora 35 anos

por INPE
Publicado: Set 27, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 27 de setembro de 2005

Imagem INPE de Cachoeira Paulista comemora 35 anos

A unidade de Cachoeira Paulista (SP) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, promove as festividades de seu 35º aniversário entre os dias 26 e 30 de setembro. Na quinta-feira (29), serão homenageados os servidores que em 2005 estão completando 10, 15, 20, 25 e 30 de trabalho no Instituto, bem como aqueles que tiveram destaque em suas atividades.

O dia 28 de setembro foi instituído como o aniversário do INPE de Cachoeira Paulista em alusão à data em que foi efetivada pelo Estado de São Paulo a doação de uma área de 10,5 Km² à então Comissão Nacional de Atividades Espaciais, órgão precursor do Instituto. Em 1992, foi criado o Centro Espacial de Cachoeira Paulista (CES) visando propiciar maior autonomia administrativa às atividades. 

Atualmente, trabalham na unidade 251 servidores públicos e cerca de 500 colaboradores, entre funcionários terceirizados, estagiários, bolsistas, estudantes de pós-graduação e pesquisadores visitantes. Desde sua instalação, foram investidos aproximadamente 175 milhões de dólares.

O campus abriga a Divisão de Geração de Imagens (DGI), a Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), o Laboratório Associado de Combustão e Propulsão (LCP), o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Centro Regional de Administração (CRA).

Últimas realizações

No último ano, o LCP - Laboratório Associado de Combustão e Propulsão executou os testes de qualificação do catalisador LCP-33R, que será utilizado em propulsores para controle de posição de satélites. Isso representa uma conquista muito importante para a independência tecnológica do Brasil na área espacial, pois poucos países dominam a fabricação deste tipo de catalisador, de alto conteúdo tecnológico. Os testes foram realizados como resultado de parceria com empresa nacional em projeto apoiado pela FAPESP.

O CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos expandiu em 2005 a oferta de serviços de previsão de tempo, clima, poluição do ar, monitoramento via satélite da chuva e outros produtos ambientais. Com este aumento e a ocorrência de eventos meteorológicos extremos, o número de acessos à página chegou a superar a média de 50 mil acessos por dia. No final de agosto, por ocasião de enchentes na cidade de São Paulo, o site atingiu 85 mil visitas por dia. 

Para manter e melhorar os benefícios à sociedade, o CPTEC expandiu suas atividades de pesquisa em modelagem numérica e em sensoriamento remoto da atmosfera e aplicações no meio ambiente. As atividades operacionais incluíram também um aumento na rede de Plataformas de Coleta de Dados através do trabalho do Laboratório de Instrumentação Meteorológica. Os dados, transmitidos pelos satélites SCD e CBERS, são colhidos por PCDs meteorológicas, hidrológicas e ambientais e estão à disposição dos usuários através de Banco de Dados com acesso via Internet, com possibilidade de obtenção de gráficos e planilhas com os dados históricos de mais de 600 PCDs.

A DGI - Divisão de Geração de Imagens, responsável pela recepção, processamento e distribuição de imagens de satélites de sensoriamento remoto do INPE, há pouco mais de um ano colocou na internet as imagens do satélite CBERS-2 para toda comunidade, permitindo acesso fácil, rápido e sem custo a produtos importantes no monitoramento urbano e ambiental. Mais de 100.000 imagens foram distribuídas até julho, registrando um recorde na história da DGI. Em novembro de 2004, foi disponibilizado na internet o Centro de Dados de Sensoriamento Remoto, garantindo a todos o acesso a um dos mais antigos e importantes acervos históricos com imagens coletadas de 1973 a 1984. O acervo possui aproximadamente 50.000 imagens do Brasil e 80% da América Latina, que permitem a documentação de transformações urbanas e ambientais.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.