Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Técnicos do INPE inspecionam na China as células solares do CBERS-2B

por INPE
Publicado: Ago 08, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de agosto de 2005

Uma reunião técnica do programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) foi realizada em Shanghai, na China, nas dependências da SISP (Shanghai Institute of Space Power), entre os dias 18 e 21 de julho, com especialistas da SISP, da CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Durante o encontro, foi discutida a anomalia apresentada pelo satélite CBERS-2, em abril passado. A viagem à China também teve como objetivo a inspeção por técnicos do INPE das células solares do CBERS-2B.

Foram estabelecidos dois grupos de trabalho. O primeiro realizou uma análise detalhada do problema apresentado em órbita pelo CBERS-2, com o objetivo de determinar a causa da anomalia. Após as análises, CAST, INPE e SISP concordaram que a anomalia apresentada pelo CBERS-2 é decorrente de falha ocorrida na bateria, que teve um dos seus circuitos abertos.

Itens de ação e recomendações foram emitidos visando principalmente utilizar a experiência da falha para melhorar a confiabilidade da bateria. O relatório da falha de CBERS-2 será concluído durante a próxima reunião técnica entre especialistas do INPE e da CAST, em setembro.

O segundo grupo de trabalho na China inspecionou um lote de 8.000 células solares fabricadas para o CBERS-2B, sendo que os resultados da inspeção mostraram que estes produtos atendem aos requisitos do satélite que será lançado em outubro de 2006. "Os objetivos desta reunião na China, inspeção de recebimento das células solares e discussão da anomalia de CBERS-2, foram atingidos com sucesso", avalia Amauri Montes, coordenador de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) do INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.