Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Trabalho permite integração de imagens LANDSAT e CBERS

por INPE
Publicado: Abr 19, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de abril de 2005

O trabalho "Integração de imagens LANDSAT/TM+ e CBERS-2/CCD para detecção de mudanças em área da Amazônia sob domínio da floresta de transição", de autoria do pesquisador João Roberto dos Santos, do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, foi um dos cinco premiados pelo XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, na categoria de trabalhos envolvendo o uso de dados do satélite CBERS - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. O estudo tem como co-autores Francisco Dario Maldonado, da Universidade de San Juan, Argentina, e Paulo Maurício Graça, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

A partir da integração de imagens LANDSAT/TM e CBERS-2/CCD, é possível estabelecer uma nova abordagem na detecção de mudanças em estudos de dinâmica da cobertura vegetal, caracterizando e monitorando áreas de degradação e
recuperação da paisagem.
A técnica está sendo testada com sucesso em diversos biomas, como o semi-árido brasileiro e cerrados marginais (áreas-limite com outros biomas). O trabalho permitirá a realização de estudos comparativos utilizando imagens de vários períodos, sem perder parâmetros, o que abre novos horizontes para a experiência brasileira em detectar resultantes de práticas antrópicas como, por exemplo, desmatamentos e queimadas.

O XII SBSR, que acontece de 16 a 21 de abril em Goiânia - GO é uma realização do INPE e da SELPER - Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto. O prêmio, de mil reais para cada um dos trabalhos selecionados, foi patrocinado pela empresa GISPLAN Tecnologia da Geoinformação.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.