Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Chineses participam de revisão do CBERS-2B no INPE

por INPE
Publicado: Mai 05, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de maio de 2005

Técnicos chineses estão no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, para a Revisão Crítica do Projeto (CDR-Critical Design Review) do CBERS-2B. Trata-se de um processo formal e rotineiro de vistoria dos sistemas e subsistemas do satélite a ser lançado em 2006, para garantir a continuidade do fornecimento das imagens de sensoriamento remoto que têm sido feitas pelo CBERS-2, em órbita desde outubro de 2003 e com expectativa de vida útil de dois anos. O CBERS-1, embora também projetado para vida útil de dois anos, manteve suas operações por quase o dobro deste tempo.

“No CBERS-2B são utilizados equipamentos e peças remanescentes do CBERS-2, produzidas em duplicata por questões de segurança e contingência. Porém, muitos equipamentos estão sendo retrabalhados e outros serão novos, como a câmera de alta resolução”, explica Amauri Montes, chefe da Divisão de Sistemas Espaciais do Inpe.

O Programa Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) é resultado da parceria entre a CAST (Chinese Academy of Space Technology/Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) e o INPE, que já lançou com sucesso os satélites CBERS-1 e CBERS-2. Os dois países já trabalham no desenvolvimento dos CBERS-3 e CBERS-4, com características mais avançadas e lançamentos previstos para 2008 e 2011, respectivamente.



Chineses participam da CDR no Inpe



Pesquisadores do Brasil e China revisam sistemas do CBERS-2B



Apresentação da câmera de alta resolução


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.