Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

INPE participa de Congresso Internacional de Geoinformação em São Paulo

por INPE
Publicado: Mai 30, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 30 de maio de 2005

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, participa do GEOBrasil 2005 - 6° Congresso e Feira Internacional de Geoinformação, importante evento do setor na América Latina. O congresso acontece de 31 de maio a 2 de junho no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo. Como pioneiro no desenvolvimento de tecnologias de informação geográfica no país, o INPE terá presença destacada no GEOBrasil, através de palestras, workshops, debates e um amplo estande para apresentação de novas tecnologias, mini-cursos e tutoriais, além de uma exposição de imagens de satélite.

"O INPE é um dos principais interlocutores públicos para o debate em torno de soluções no setor de geotecnologias e vamos participar do evento, como convidados, em diversas mesas-redondas e debates", conta Antonio Miguel Vieira Monteiro, da Divisão de Processamento de Imagens do INPE.

No estande do INPE, será possível conferir como é feita a disponibilização pela internet de imagens do CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). A política de distribuição gratuita destas imagens também será tema de um dos debates do GEOBrasil. "Já distribuímos mais de 100 mil imagens", informa José Carlos Neves Epiphanio, coordenador do Programa de Aplicações do CBERS no INPE, um dos debatedores. "Esta política só tem impactos positivos no mercado. Estamos trazendo novos usuários de imagens de satélites, que acabam por buscar produtos de outros sensores. O próprio INPE, que também distribui imagens do americano Landsat, sentiu aumento na procura por imagens deste satélite".

O INPE ainda promoverá no evento o GEOEscola (Fórum de Geoinformação no Ensino Médio e Fundamental), o Encontro de Usuários SPRING e o lançamento do livro "Banco de Dados Geográficos".


Mais informações sobre o GEOBrasil no site
www.geobr.com.br.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.