Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Simpósio de Sensoriamento Remoto premiará trabalhos que envolvam o uso do CBERS

por INPE
Publicado: Fev 22, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de fevereiro de 2005

O 12º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto premiará este ano os cinco melhores trabalhos envolvendo o uso de dados do CBERS - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. O evento, organizado pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e pela SELPER - Sociedade de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto, acontece de 16 a 21 de abril em Goiânia - GO.

Serão premiados ainda os cinco melhores trabalhos submetidos na Categoria Iniciação Científica e as cinco melhores apresentações em painéis. Nesta edição do Simpósio, que teve mais de 600 trabalhos aprovados, serão apresentados 120 painéis/dia.

Também integra o Simpósio uma ampla programação de cursos e workshops, dirigidos a profissionais, pesquisadores e estudiosos da área.

Uma exposição técnica com 27 estandes possibilitará a troca de idéias e informações entre empresas, universidades, organizações governamentais e não-governamentais que trabalham com sensoriamento remoto e geoprocessamento, bem como a difusão de novos produtos e serviços para a comunidade participante.

Mais informações sobre o 12º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto na página www.ltid.inpe.br/sbsr2005.

Sobre o CBERS

O CBERS-2 é um dos satélites utilizados pelo INPE para o desenvolvimento de programas de Observação da Terra, como o Programa Amazônia e o DETER - Desmatamento em Tempo Real, que também monitora o desflorestamento da Amazônia.

Fruto da cooperação Brasil-China firmada em 1988, o CBERS-2, lançado em 2003, está equipado com três sensores, de diferentes resoluções espaciais e características de imageamento.

A câmera CCD fornece imagens de uma faixa de 113km de largura, com uma resolução de 20m. A câmera de varredura IRMSS tem quatro faixas espectrais e estende o espectro de observação do CBERS até o infravermelho termal. O IRMSS produz imagens de uma faixa de 120 km de largura com uma resolução de 80m (160m no canal termal). A câmera WFI, de largo campo de visada, produz imagens de uma faixa de 890 km de largura, permitindo a obtenção de cartas-imagens com resolução espacial de 260 m.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.