Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

INPE mostra geoprocessamento como ferramenta escolar

por INPE
Publicado: Mai 30, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 30 de maio de 2005

A edição 2005 do GEOBrasil (Congresso e Feira Internacional de Geoinformação) começa amanhã (31/5), em São Paulo, e o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, estará presente com cursos, palestras e debates que vão orientar o futuro das tecnologias de informação geográfica no Brasil e na América Latina. Entre os destaques da participação do INPE no GEOBrasil estão as atividades coordenadas pela pesquisadora Tania Maria Sausen, que também integra o Conselho Consultivo do evento.

Voltado para área da educação, o GEO na Escola (1º Fórum de Geoinformação no Ensino Médio e Fundamental) irá divulgar para professores, orientadores pedagógicos e dirigentes de escolas públicas e privadas, as ferramentas de geotecnologias existentes que possam melhorar o ensino da geografia, ciências, meio ambiente e história nos níveis fundamental e médio.

Além de temas como materiais didáticos, tecnologias e programas educacionais disponíveis, serão apresentados casos de sucesso do uso de geotecnologias, como o da escola de ensino fundamental ETL de Lins, que utiliza o geoprocessamento como ferramenta na aplicação da disciplina de geografia. "Pretendemos ajudar a modernizar o ensino, o que muitas vezes não ocorre por mero desconhecimento das tecnologias disponíveis", ressalta Dra Tânia Maria Sausen, profissional com ampla experiência na área educacional, criadora do Projeto EDUCA SeRe, e que apresentará a palestra "O Centro de Dados do INPE e a disponibilidade de imagens dos satélites CBERS e LANDSAT para atividades educacionais".

Já na área científica do evento, Dra. Tânia Maria Sausen coordena dois seminários que compõem o GEOInteligência 2005, 2º Seminário e Exposição Internacional de Proteção e Gerenciamento da Infra-Estrutura de Serviços Públicos: "O papel da ISPRS (International Society for Photogrammetry and Remote Sensing) no mundo da Geomática" e "A atuação da SELPER (Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto) na América Latina". A SELPER Brasil, em atividade desde 1989, mantém cooperações com a Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), a International Society of Photogrammetry (ISPRS) e outras associações técnico-científicas, a fim de estabelecer compromissos que assegurem a aplicação do sensoriamento remoto no cotidiano da sociedade.

As palestras e os seminários do GEO na Escola e do GEOInteligência são gratuitos e para participar basta preencher a ficha de inscrição no site www.geobr.com.br. O GEOBrasil, de 31 de maio a 2 de junho no Centro de Convenções Imigrantes, conta ainda com os eventos paralelos ExpoGPS/Galileo e GEO Óleo e Gás.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.