Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

CBERS-2 começa a retomar rotina

por INPE
Publicado: Mai 06, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 06 de maio de 2005

A rotina de imageamento da câmera CCD do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) encontra-se em fase final de regularização, após os testes bem sucedidos realizados pelas equipes técnicas responsáveis pelo satélite na China (CAST - Chinese Academy of Space Technology/Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) e no Brasil (INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia).

No dia 13 de abril, observou-se no satélite CBERS-2, que no momento se encontra sob o controle do lado chinês, uma anomalia caracterizada pela comutação automática do circuito de fim de carga da bateria para sua unidade redundante.

As imagens produzidas pela câmera CCD, que imageia uma faixa de 113 km de largura, com resolução de 20m - perfazem 85% do total de cenas distribuídas até agora. Atualmente, o registro de imagens está sendo feito em cinco operações diárias - três passagens pela China e duas pelo Brasil - o mesmo número de operações que eram realizadas antes da detecção da anomalia.

A operação das outras duas câmeras do satélite ainda está sendo analisada. Também estão sendo feitos estudos para verificar se a falha ocorreu na bateria ou em circuitos a ela associados. Porém, já se sabe que a perda de uma das duas baterias do satélite foi uma falha isolada, que não deverá comprometer os demais equipamentos.

Outros testes estão planejados para colher informações essenciais para definição dos modos de operação do satélite nesse novo estado.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.