Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

China e Brasil estudam lançamento do CBERS-2B

por INPE
Publicado: Ago 31, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 31 de agosto de 2004

A possibilidade de lançamento de um satélite idêntico ao CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), em 2006, está sendo estudada por Brasil e China, visando garantir que o registro de imagens iniciado em 1999 com o CBERS-1 não seja interrompido. A vida útil de projeto dos satélites CBERS é de dois anos. O CBERS-1 operou com sucesso até agosto de 2003.
Em outubro de 2003, foi lançado o CBERS-2, uma réplica de seu antecessor. O lançamento do CBERS-3 está previsto para 2008. Caso o CBERS-2 venha a apresentar problemas antes dessa data, haveria uma interrupção nas operações CBERS no período entre a eventual paralisação do CBERS-2 e o lançamento do CBERS-3.
O CBERS-2B - também uma réplica de seu antecessor – seria uma alternativa, na medida em que, na sua integração, seriam utilizados equipamentos e peças remanescentes do CBERS-2, produzidas em duplicata, por questões de segurança e contingência. Em agosto, os dois países responsáveis pelo Programa CBERS realizaram avaliações sobre os custos da contratação da produção das partes faltantes.
A decisão sobre a viabilidade ou não do CBERS-2B será divulgada em setembro.
Na China, a implementação do Programa CBERS é responsabilidade da CAST (Chinese Academy of Space Technology/Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) e no Brasil, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.