Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Ministro chinês visita o INPE

por INPE
Publicado: Nov 10, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 10 de novembro de 2004

O ministro-chefe da Comissão de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional (COSTIND) da China, Zhang Yunchuan, visitou o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, na tarde de hoje (10/11). Após ser recebido pelo diretor do Instituto, Luiz Carlos Moura Miranda, o ministro e sua comitiva visitaram as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC).

Na sexta-feira, 12/11, o ministro chinês estará em Brasília com o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. Eles assinam dois acordos complementares à cooperação internacional Brasil-China na área espacial.

O primeiro acordo estabelece as regras para a comercialização de imagens do satélite CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), pelo Brasil e pela China, para outros países. O segundo acordo define o desenvolvimento do CBERS-2B, com lançamento previsto para 2006.

Integraram a comitiva do ministro Zhang Yunchuan: Sun Zhonghui, chefe de gabinete da COSTIND; Zhou Wusheng, diretor-geral do Departamento de Cooperação Internacional da COSTIND; Wang Yanqing, secretário do ministro-chefe da COSTIND; Zhang Shaoping, intérprete da COSTIND; Liu Xiaohong, do departamento de Sistemas de Engenharia da COSTIND; Li Benzheng, diretor-geral do departamento de Sistemas de Engenharia da COSTIND; Ma Weihua, diretor de Divisão do Departamento de Cooperação Internacional da COSTIND; Li Dong, engenheiro sênior da CAST (Chinese Academy of Space Technology).




Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.