Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Imagens de satélite são expostas no chão do Jacareí Shopping

por INPE
Publicado: Abr 16, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 16 de abril de 2004

Quem passar pelo Jacareí Shopping a partir deste sábado, dia 17/04, vai encontrar uma exposição de imagens de satélite um tanto diferente do habitual. Os painéis com imagens e mosaicos do Estado de São Paulo, do eixo Rio-São Paulo, Vale do Paraíba e cidade de Jacareí estarão dispostos no chão do Pátio Central do shopping. 
Os painéis estarão protegidos para que não sejam pisados, mas o visitante poderá rodeá-los para visualizar melhor os seus detalhes. A maioria das imagens utilizadas na exposição foi gerada pelo satélite brasileiro CBERS, desenvolvido em parceria com os chineses. As outras imagens são do satélite norte-americano Landsat.
A inovação na forma de expor as imagens, segundo a coordenadora da exposição e pesquisadora do Inpe, Tania Maria Sausen, tem como objetivo dar uma idéia da posição dos satélites quando estão “imageando” a superfície da Terra. A exposição, elaborada em parceria com a Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (FMA) e Faculdades Integradas de Jacareí (FIJ), poderá ser visitada entre os dias 17 e 25 deste mês. O evento, realizado em colaboração com o Jacareí Shopping para celebrar o mês de aniversário da cidade, conta com a participação dessas duas instituições de ensino, que celebraram recentemente convênio com o INPE, através do Serviço de Treinamento e Desenvolvimento (STD), da Coordenação de Recursos Humanos (CRH).
Além da exposição, haverá um ciclo de palestras que terá como preocupação mostrar de que forma as imagens de satélite e os dados orbitais estão sendo utilizados na pesquisa do INPE e como podem ser úteis no dia-a-dia das pessoas. O público infantil também poderá participar das oficinas Pintando o Sete no Espaço, dedicada a crianças de 4 a 7 anos e da Toda a família fazendo arte - atividades de dobradura para crianças de 8 a 11 anos, desde que auxiliadas pelos pais. Nestas oficinas, estarão em foco os satélites brasileiros da série CBERS e SCD.
Os interessados em participar das palestras e das oficinas, deverão se inscrever com antecedência pelos telefones (12) 3961-1733 e 3956-2777. Confira a programação das palestras e os horários das oficinas:

18/04/04 - Domingo- 19h - Uso de Imagens de Satélite em Sala de Aula- Dra. Tania Maria Sausen-INPE/CEP
19/04/04 - 2a feira- 19h - Relâmpagos: entendendo melhor o fenômeno e os cuidados de proteção-Eng. Maurício G. Ballarotti-Mestrando em Geofísica Espacial-INPE
20/04/04 - 3a feira- 19h - O Satélite CBERS de Recursos Terrestres e suas aplicações- Dr. José Carlos Epiphânio-INPE/DSR
22/04/04 - 5a feira- 19h - Uso de Imagens de Satélite em Sala de Aula- Dra. Tania Maria Sausen-INPE/CEP
23/04/04 - 6a feira- 19h - Como utilizar os dados de satélites para estudos de meteorologia, previsão de tempo, clima e meio-ambiente- Dr. Jorge Conrado Conforte –INPE/DMS

Oficinas de Arte - 17, 18, 21, 24 e 25/04/04 - 11h- 14h- 16h- 18h ou em datas a serem agendadas nas Faculdades Integradas Jacareí (3961-1733) e Faculdade Maria Augusta (3956-2777).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.