Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

INPE fará atividades para a Semana Mundial do Espaço

por INPE
Publicado: Set 28, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 28 de setembro de 2004

Na próxima semana o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, realizará atividades dentro da Semana Mundial do Espaço em suas instalações.
Este evento, que vai do dia 4 a 10 de outubro, ocorre anualmente em 50 países. Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço.
A Semana Mundial do Espaço tem como objetivo principal celebrar internacionalmente a contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.
O tema da Semana Mundial do Espaço para este ano de 2004 é “O ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO”. Este tema tem por finalidade encorajar os participantes do evento a explorar as várias formas nas quais as atividades espaciais ajudam no desenvolvimento da sociedade de uma forma sustentada.
Dentro das atividades da Semana Mundial do Espaço deste ano ocorrerão palestras no Auditório Sérgio Sobral de Oliveira, no INPE.

1.“O Sensoriamento Remoto e o satélite CBERS para o desenvolvimento sustentado” - (Dra. Tânia Maria Sausen).

2.“A Meteorologia como instrumento para o desenvolvimento sustentado" - (MSc. Giovanni Dolis Neto)

A coordenadora da Semana Mundial do Espaço no Brasil e pesquisadora do INPE, Drª Tânia Sausen acrescenta: “Este ano como celebração estaremos realizando esta palestra no INPE, um seminário da UNISINOS no dia 8 de outubro, uma exposição no CFET de Teresina e uma exposição na UNEF de Macaé”.
A Semana Mundial do Espaço é a ocasião ideal para os professores de todos os níveis de ensino, agências espaciais, institutos de pesquisas, universidades e escolas, recorrerem ao espaço como meio de estimular os estudantes para as ciências, matemática, física, meio-ambiente, recursos naturais, comunicações, previsão do tempo, engenharia e outros assuntos.
As inscrições podem ser realizadas, até o dia 04/10/2004, pelo telefone (12) 3945 6164. Falar com Lígia ou Eliete.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.