Fale Conosco
:: Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
English | Português
A A A



Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Sistema de Coleta de Dados do CBERS-1, 2, 2B, 3, 4 E 04A

Os satélites do programa CBERS fazem parte do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais, que, baseado na utilização de satélites e plataformas de coleta de dados (PCDs) distribuídas pelo território nacional, objetiva fornecer ao país dados ambientais diários coletados nas diferentes regiões do território nacional.

* Devido a falha no veículo lançador chinês, o CBERS-3 Longa Marcha 4B, o CBERS-3 não foi posicionado na órbita prevista resultando em sua reentrada na atmosfera da Terra.

As PCDs são pequenas estações automáticas, instaladas, geralmente, em locais remotos. Os dados adquiridos pelas PCDs são enviados aos satélites, que os retransmitem para as estações terrenas do INPE, em Cuiabá e Alcântara. A partir daí, os dados são enviados para o Centro de Missão, em Cachoeira Paulista, onde é realizado o seu tratamento e a sua distribuição imediata aos usuários do sistema.

Os usuários cadastrados recebem os arquivos com os dados já processados, utilizando a Internet em no máximo 30 minutos após a recepção. Veja os Serviços aos Usuários.

Os dados coletados pelos satélites do Sistema são utilizados em diversas aplicações, tais como a previsão de tempo do CPTEC, estudos sobre correntes oceânicas, marés, química da atmosfera, planejamento agrícola, entre outras, através de mais de 600 plataformas instaladas no território nacional. Uma aplicação de grande relevância é o monitoramento das bacias hidrográficas pelas redes de plataformas da ANA e do SIVAM, que fornecem diariamente os dados fluviométricos e pluviométricos do Brasil.

As características de acesso e de transmissão dos repetidores a bordo dos satélites CBERS-1, 2, 2B, 3&4 e 4A são apresentadas na tabela abaixo.

Características
Tipo de acesso ao sistema Aleatório
TRANSMISSÃO DA PCD
Frequência da portadora 401,635 MHz ± 30 kHz
Potência Efetiva Isotrópica Irradiada 33 dBm
TRANSMISSÃO DO REPETIDOR
Frequência das portadoras 2267,52 MHz (Banda S)
462,5 MHz (UHF)
Potência Efetiva Isotrópica Irradiada 20 dBm (Banda S)
35 dBm (UHF)


No CBERS 04A os repetidores são os mesmos aos usados no CBERS-3&4 porém utilizando apenas o transmissor em Banda-S
Realização
Catálogo de Imagens
Galeria de Imagens
Brasília (DF)
Imagens CBERS-2 - Câmera CCD
Eventos Relacionados