Fale Conosco
:: Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
English | Português
A A A



Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Recepção de Imagens

A Estação de Recepção e de Gravação de Dados - ERG INPE/CUIABÁ, localizada no Morro da Conceição, a cerca de 9 km do centro da cidade de Cuiabá, recebe e grava continuamente as imagens transmitidas pelos satélites CBERS, Landsat-5 e 7, SPOT-4, ERS-2, e Radarsat-1.

A Estação é composta por dois subsistemas de recepção e dois subsistemas de gravação. Os subsistemas de recepção são constituídos basicamente pela antena de 10 m de diâmetro operando nas bandas S e X, pela antena de 11,28 m de diâmetro operando na Banda X e pelos respectivos equipamentos de Radio Freqüência. Os subsistemas de gravação são constituídos pelos subsistemas DAS-1 e 2, cuja capacidade de gravação de cada um é de até 160 Mbit/s, e pelo subsistema de gravação MATRA/CBERS destinados à recepção de imagens dos satélites CBERS.

Regularmente os dados recebidos são transferidos para o Centro de Processamento de Imagens da Divisão de Geração de Imagens em Cachoeira Paulista para processamento adicional e disseminação para os usuários finais.

Sala de Controle da Estação mostrando os subsistemas de recepção e de gravação.


Antenas da Estação de Recepção e de Gravação de Dados de Cuiabá.


Acesse o site da DGI para maiores informações sobre o processamento e distribuição de imagens.
Realização
Catálogo de Imagens
Galeria de Imagens
Brasília (DF)
Imagens CBERS-2 - Câmera CCD
Eventos Relacionados