Fale Conosco
:: Domingo, 23 de Julho de 2017
English | Português
A A A



Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Participação da Indústria Nacional na Construção do CBERS-1, 2 e 2B

Os satélites CBERS-1, 2 e 2B são compostos por dois módulos: o Módulo de Serviço e o Módulo de Carga Útil, sendo que cada módulo é composto de vários subsistemas.

O Módulo de Serviço tem a função de assegurar o suprimento de energia, os controles, as telecomunicações de serviço, a supervisão e demais funções necessárias à operação do satélite. Os subsistemas que o compõem são: Estrutura, Controle Térmico, Controle de Órbita e Atitude, Suprimento de Energia, Supervisão de Bordo e Telecomunicações de Serviço.

O Módulo de Carga Útil tem a função de acomodar as câmeras, os transmissores de dados de imagem, o gravador e o repetidor do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais. Os subsistemas que o compõem são: Câmera CCD – Câmera Imageadora de Alta Resolução, Câmera IRMSS – Imageador por Varredura de Média Resolução, Câmera WFI – Câmera Imageadora de Amplo Campo de Visada, Transmissor de Dados Imagem, Repetidor do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais e Monitor de Ambiente Espacial. No caso do CBERS-2B, a câmera IRMSS é substituída pela Câmera Pancromática de Alta Resolução - HRC.

No quadro abaixo estão discriminadas as divisões de responsabilidade de cada país. As figuras mostram os subsistemas e as empresas nacionais participantes na construção dos satélites CBERS-1, 2 e 2B.

Além de fornecer os subsistemas sob sua responsabilidade, o Brasil também forneceu equipamentos para alguns subsistemas sob responsabilidade da China, a saber: Central Terminal Unit (CTU) e Remote Terminal Units (RTU) para o subsistema de supervisão de bordo; SSPA para o subsistema Transmissor de Dados Imagem; Attitude and Orbit Control Computer (AOCC) para o subsistema Controle de Órbita e Atitude.

Módulo de Serviço Estrutura Brasil
Controle Térmico China
Controle de Órbita e Atitude China
Suprimento de Energia Brasil
Supervisão de Bordo China
Telecomunicações de Serviço Brasil/China


Módulo de Carga Útil Câmera CCD China
Câmera IRMSS (CBERS-1 e 2) e HRC (CBERS-2B) China
Câmera WFI Brasil
Transmissor de Dados Imagem China
Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais Brasil
Monitor de Ambiente Espacial China


A Figura 1 mostra o satélite CBERS com painel solar aberto e os fornecedores do Painel Solar (Suprimento de Energia) e da Estrutura. Clique na figura 1 para amplia-la.



As imagens do site CBERS podem ser divulgadas, desde que citada a fonte:
CBERS/INPE – divulgação.



As figuras 2 e 3 mostram os fornecedores nacionais e suas participações na construção dos satélites CBERS-1 e 2. Clique nas figuras para ampliá-las.



As imagens do site CBERS podem ser divulgadas, desde que citada a fonte:
CBERS/INPE – divulgação.




Realização
Catálogo de Imagens
Galeria de Imagens
Brasília (DF)
Imagens CBERS-2 - Câmera CCD
Eventos Relacionados