Fale Conosco
:: Quinta-feira, 30 de Março de 2017
English | Português
A A A



Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Descrição CBERS 1, 2 e 2B

Os satélites CBERS-1 e 2 são compostos por dois módulos. O módulo '"carga útil'" acomoda os sistemas ópticos (CCD – Câmera Imageadora de Alta Resolução, IRMSS – Imageador por Varredura de Média Resolução e WFI – Câmera Imageadora de Amplo Campo de Visada) usadas para observação da Terra e o Repetidor para o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais. O módulo "'serviço" contém os equipamentos que asseguram o suprimento de energia, os controles, as telecomunicações e demais funções necessárias à operação do satélite. O satélite CBERS-2B é muito semelhante aos CBERS-1 e 2, mas o IRMSS é substituído pela HRC - Câmera Pancromática de Alta Resolução. Detalhes adicionais podem ser obtidos em:
http://marte.sid.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2008/11.18.12.46/doc/2001-2008.pdf

Os 1100 W de potência elétrica necessários para o funcionamento dos equipamentos de bordo são obtidos através de painéis solares, que se abrem quando o satélite é colocado em órbita e se mantêm continuamente orientados na direção do Sol por controle automático.

Para cumprir os rigorosos requisitos de apontamento das câmeras necessários à obtenção de imagens de alta resolução, o satélite dispõe de um preciso sistema de controle de atitude. No caso do CBERS-2B, uma melhoria significativa é a instalação de um receptor de GPS (Global Positioning System) e de um sensor de estrelas para assistir os mecanismos de controle de atitude. Esse sistema é complementado por um conjunto de propulsores a hidrazina que também auxilia nas eventuais manobras de correção da órbita nominal do satélite.

Os dados internos para monitoramento do estado de funcionamento do satélite são coletados e processados por um sistema distribuído de computadores antes de serem transmitidos à Terra. Um sistema de controle térmico ativo e passivo provê o ambiente apropriado para o funcionamento dos sofisticados equipamentos do satélite.


Características
Massa total 1450kg
Potência gerada  1100 W
Baterias  2 x 30 Ah NiCd
Dimensões do corpo (1,8 x 2,0 x 2,2) m
Dimensões do painel 6,3 x 2,6 m
Altitude da órbita hélio-síncrona 778 km
Propulsão a hidrazina 16 x 1 N; 2 x 20 N
Estabilização   3 eixos
Supervisão de bordo  Distribuída
Comunicação de Serviço
(TT&C)
UHF e banda S
Tempo de vida
(confiabilidade de 0,6)
2 anos


Crédito Obrigatório: CBERS/INPE.


Legenda
1 - Módulo de Serviço5 - Divisória Central9 - Antena de Transmissão em VHF13 - Antena de Transmissão em UHF17 - Painel Solar
2 - Sensor de Presença do Sol6 - Antena UHF de Recepção10 - Antena UHF Tx/Rx14 - Câmera CCD18 - Antena em Banda-S (TT&C)
3 - Conjunto dos Propulsores de 20N7 - Câmera IRMSS11 - Antena em Banda - S (DCS)15 - Antena em Banda-S (TT&C)19 - Antena de Recepção em UHF
4 - Conjunto dos Propulsores de 1N8 - Antena de Transmissão do IR12 - Antena de Transmissão do CCD16 - Módulo de Carga Útil20 - Câmera Imageadora WFI


Realização
Catálogo de Imagens
Galeria de Imagens
Brasília (DF)
Imagens CBERS-2 - Câmera CCD
Eventos Relacionados