Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

INPE integra Avenida da Ciência na 71ª Reunião Anual da SBPC

por INPE
Publicado: Jul 19, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de julho de 2019

Imagem INPE integra Avenida da Ciência na 71ª Reunião Anual da SBPC

De 21 a 27 de julho, estudantes e comunidade poderão interagir com alguns dos maiores especialistas brasileiros em suas áreas durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) estará na Avenida da Ciência, espaço da 71ª SBPC com entrada livre e que reúne as unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Os especialistas do INPE também irão a escolas públicas do município de Campo Grande, para rodas de conversas com os alunos e ministrar palestras e oficinas.

Os visitantes do estande do INPE na Avenida da Ciência poderão "caminhar" sobre uma imagem de Campo Grande registrada pelo satélite sino-brasileiro CBERS-4 e conhecer a MUX, a primeira câmera espacial inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil, resultado de um projeto tecnológico que está entre os mais sofisticados do país. Uma câmera igual estará a bordo do CBERS 04A, satélite que será lançado ainda em 2019.

Também será exposta uma réplica do Tancredo-1, um microssatélite construído por alunos de uma escola pública de Ubatuba (SP) com o suporte de engenheiros do INPE, entre outras atrações.

Haverá oficinas de cubesats, uma oportunidade lúdica de aprender conceitos básicos da engenharia espacial através da montagem de componentes eletrônicos que formam um nanossatélite. Outra atividade é o "Gaia em Jogo", que usa um tabuleiro para incentivar a reflexão sobre o futuro da Terra e, de maneira divertida, ensina a reagir às mudanças ambientais globais.

"O satélite CBERS 04A e os 30 anos da cooperação Brasil-China na área espacial" e "Amazonia-1: satélite brasileiro de sensoriamento remoto" são os temas das palestras de Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior e Adenilson Roberto da Silva, respectivamente, que acontecerão na terça-feira (23) no auditório da Avenida da Ciência.

No mesmo local, na quarta-feira (24), Julio Dalge falará sobre "o papel do monitoramento ambiental contínuo da Amazônia e Cerrado no desenvolvimento sustentável do país: soberania e desenvolvimento tecnológico voltados para o binômio produção agrícola/preservação ambiental".



Oficina de cubesats


Estande do INPE na SBPC 2018


Maquetes de satélites do INPE expostas em 2018 na Reunião da SBPC, evento ao qual o INPE participa todos os anos no espaço do MCTIC


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.