Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

INPE recebe presidente da Agência Espacial Brasileira

por INPE
Publicado: Fev 08, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de fevereiro de 2019

Imagem INPE recebe presidente da Agência Espacial Brasileira

O novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, fez primeira visita oficial ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na manhã desta quinta-feira (07/02). Recebido pelo diretor Ricardo Galvão, coordenadores e representantes de áreas e projetos do Instituto, Moura estava acompanhado do assessor Paulo Vasconcellos e de Cristiano Augusto Trein, diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB.

Na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), os dirigentes abordaram o andamento de programas como o CBERS, desenvolvido em parceria com a China, missões científicas e o domínio tecnológico pelo Brasil de sistemas espaciais, entre outros temas.

Após a reunião, a comitiva da AEB visitou o Centro de Rastreio e Controle (CRC), responsável pela operação em órbita dos satélites desenvolvidos pelo INPE ou em cooperação com instituições estrangeiras. Também conheceram as instalações do Programa de Clima Espacial (Embrace), onde fenômenos solares são monitorados para evitar interferências em satélites e sistemas de geração de energia, por exemplo.

A visita contemplou ainda o Laboratório de Integração e Testes (LIT), que está equipado com as mais avançadas tecnologias para atender ao Programa Espacial Brasileiro. Atualmente, o LIT realiza os últimos testes no CBERS 04A, que será transportado em maio para lançamento na China. Também estão em curso as atividades do Amazonia-1, primeiro satélite de Observação da Terra totalmente nacional, que será lançado em 2020.

Visita às instalações do LIT, onde o satélite CBERS-4A passa pelos últimos testes preparatórios para o lançamento, no segundo semestre deste ano
Visita às instalações do LIT, onde o satélite CBERS 04A passa pelos últimos testes preparatórios para o lançamento,
no segundo semestre deste ano.


Reunião entre dirigentes do INPE e AEB
Reunião entre dirigentes do INPE e AEB.

Visita ao Centro de Rastreio e Controle de Satélites do INPE
Visita ao Centro de Rastreio e Controle de Satélites do INPE.

Visita às instalações do Embrace, o Programa de Clima Espacial do INPE
Visita às instalações do Embrace, o Programa de Clima Espacial do INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.