Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Avançam as atividades para lançamento do satélite CBERS 04A

por INPE
Publicado: Dez 04, 2018
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 04 de dezembro de 2018

Imagem Avançam as atividades para lançamento do satélite CBERS 04A

Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) concluíram com êxito, na última semana de novembro, testes elétricos do CBERS 04A. A fase de montagem, integração e testes (AIT, na sigla em inglês) do satélite é feita no Brasil, nas instalações do INPE, em São José dos Campos (SP).

O satélite sino-brasileiro será transportado em maio para a China, para lançamento no segundo semestre de 2019.

Também foram realizados testes de simulação de voo, para ensaio da sequência de eventos que ocorrem durante o lançamento e primeiras orbitas após a injeção do satélite em sua órbita. Estes testes precedem os ensaios ambientais (que simulam as condições no espaço), programados para o período de dezembro de 2018 a maio de 2019.

Os ensaios do CBERS 04A representam um marco para o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE que, pela primeira vez, realiza simultaneamente atividades de AIT de dois satélites do programa espacial brasileiro. Ao mesmo tempo em que acontecem os testes do CBERS 04A, são desenvolvidos as ações necessárias para o lançamento do primeiro satélite de sensoriamento remoto totalmente nacional, o Amazonia-1.

Cooperação

O Programa CBERS (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) completou 30 anos de cooperação entre o Brasil e a China para o desenvolvimento, fabricação, lançamento e operação de satélites de sensoriamento remoto para observação da Terra.

Já foram lançados os satélites CBERS-1, em 1999; CBERS-2, em 2003; CBERS-2B, em 2007; CBERS-3, em 2013; e CBERS-4, em 2014, este em operação.

O acordo de cooperação assinado com a China, em 1988, é um importante indutor da inovação no parque industrial brasileiro, que se moderniza para atender aos desafios do programa espacial. A política industrial adotada pelo INPE permite a qualificação de fornecedores e contratação de serviços, partes, equipamentos e subsistemas junto a empresas nacionais.

Além do conhecimento tecnológico, o CBERS traz benefícios sociais e econômicos, pois o sensoriamento remoto por satélites é uma ferramenta de baixo custo para o monitoramento de países de dimensões continentais como o Brasil e a China.

Mais informações: www.cbers.inpe.br



Satélite CBERS 04A durante testes elétricos no LIT/INPE


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.
Realização:
Logo da CAST

Chinese Academy of
Space Technology

Logo da CNSA

China National Space
Administration

Alto Contraste
  • Acesso à Informação
2018 © INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Desenvolvido por COCTI/INPE