Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Alunos participam de Jornada Espacial em São José dos Campos

por INPE
Publicado: Nov 30, 2018
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 30 de novembro de 2018

Imagem Alunos participam de Jornada Espacial em São José dos Campos

Mais de 770 mil estudantes participaram da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em maio. Em paralelo ao evento, a 12ª Mostra Brasileira de Foguetes contou com quase 110 mil alunos e 12 mil professores, de escolas situadas em todo o país. Os jovens que tiveram melhor desempenho nas questões sobre Satélites, Aplicações e Foguetes da OBA foram selecionados para a 16ª Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP).

De 2 a 8 de dezembro, 98 alunos - acompanhados de 58 professores - terão a oportunidade de conhecer o polo brasileiro de tecnologia aeroespacial e de interagir com seus pesquisadores e técnicos.

A Jornada é composta por palestras, oficinas e visitas às instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e Museu Interativo de Ciências (MIC) de São José dos Campos.

A cerimônia de abertura da 16ª Jornada Espacial será no domingo (2) às 16h30 no Hotel Di Giulio (Av. Dep. Benedito Matarazzo, 12109), onde acontecerá a maior parte das atividades e apresentações.

Na manhã de segunda-feira (3), o grupo estará no INPE para assistir a uma palestra de seu diretor, Ricardo Galvão, e também conhecer o Laboratório de Integração e Testes (LIT), um dos mais completos no setor de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia espacial do mundo.

No LIT/INPE estão sendo realizadas as atividades para o lançamento do CBERS 04A, satélite feito em parceria com a China e, também, do Amazonia-1, o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O laboratório também é responsável pela qualificação de equipamentos e produtos de alta complexidade de empresas nacionais.

A OBA é uma realização conjunta da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, como a Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, o INPE, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o ITA, a TV Vanguarda, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com recursos do CNPq, CAPES, MEC, UNIP, Visiona e Avibras.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.