Você está aqui: INPE / CBERS / Sala de Imprensa / Notícias / Leia na íntegra

Notícia

Portas abertas: inscrições encerradas

por INPE
Publicado: Jul 26, 2017
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 26 de julho de 2017

Imagem Portas abertas: inscrições encerradas

Em comemoração a seus 56 anos de atividades, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) abrirá suas portas na manhã de 5 de agosto (sábado). Os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas das principais instalações tecnológicas de São José dos Campos (SP), como o laboratório de integração e testes de satélites, o centro de rastreio e o local onde fenômenos solares são monitorados.

As inscrições foram encerradas. A alta demanda de interessados motiva o INPE a repetir a ação de “portas abertas” em outra oportunidade.

O INPE receberá 120 pessoas, que estarão divididas em grupos de 30 visitantes nos horários disponíveis. O número é limitado devido às especificidades dos laboratórios e busca proporcionar a melhor experiência aos visitantes.

A visita contempla o Laboratório de Integração e Testes (LIT), que está equipado com as mais avançadas tecnologias para atender ao Programa Espacial Brasileiro. É um dos mais completos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia espacial do mundo e, também, desenvolve projetos com indústrias brasileiras para qualificação de seus produtos, subsistemas e componentes.

No LIT, estão sendo realizadas atividades para o lançamento do CBERS 04A, satélite desenvolvido em parceria com a China, e do Amazonia-1, o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

Também faz parte do roteiro o Centro de Rastreio e Controle (CRC), responsável pela operação em órbita dos satélites desenvolvidos pelo INPE ou em cooperação com instituições estrangeiras.

Os visitantes conhecerão ainda as instalações do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial (Embrace), que acompanha a atividade solar, o meio interplanetário, o campo magnético terrestre e as condições ionosféricas, bem como fenômenos capazes de causar interferências em sistemas de satélites, por exemplo.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.