Fale Conosco
:: Sexta-feira, 26 de Maio de 2017
English | Português
A A A



Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Seleção Geral

As imagens disponibilizadas nessa galeria podem ser divulgadas, desde que citada a fonte: CBERS/INPE.

Clique nas imagens para obte-las em maior resolução:
Sensor: CCD/CBERS-2
Órbita_Ponto: 157_117
Data: 08/09/2004
Legenda: Plano Piloto de Brasília e seu contorno gravado pelo Satélite CBERS em 08 de setembro de 2004. Destaca-se o cinturão das cidades-satélites em plena expansão, bem como a presença de novos loteamentos. Na parte sul da cena aparece uma longa pluma de fumaça.
Sensor: CCD/CBERS-2
Órbita_Ponto: 173_103
Composição: R3G4B2
Data: 17/08/2004
Legenda: Nesta composição, Manaus aparece próxima aos Rios Negro (em preto) e Solimões (pequeno trecho ao Sul de Manaus em tons arroxeados), e ao Rio Amazonas, à direita da cidade. O verde mais escuro é a floresta amazônica, e o verde claro e roxo são áreas de ex-florestas que tornaram-se outros usos. As feições em branco são nuvens, constantes na região.
Sensor: CCD/CBERS-2
Órbita_Ponto: 149_124
Composição: R3G4B2
Data: 16/07/2004
Legenda: Litoral do Rio de Janeiro, região próxima à Campos dos Goytacazes.
Sensor: CCD/CBERS-2
Órbita_Ponto: 154_124
Composição: R3G4B2
Data: 21/01/2005
Legenda: Cena da cidade de Poços de Caldas. As ramificações em tons escuros representam a represa.
Sensor: IRM/CBERS-2
Órbita_Ponto: 148_106
Composição: R3G4B2
Data: 14/08/2004
Legenda: Imagem do Baixo Vale do Rio Açu, no litoral do Rio Grande do Norte. Em verde escuro aparece a vegetação de mangue, enquanto que em verde claro aparecem as salinas. As dunas são brancas enquanto que, lateralmente à calha do Rio se dispõem áreas irrigadas com intensa agricultura.
Sensor: IRM/CBERS-2
Órbita_Ponto: 152_126
Composição: R3G4B2
Data: 01/08/2005
Legenda: Região de Angra dos Reis e Ilha Grande no litoral sul do Rio de Janeiro. Destaca-se a presença da Mata Atlântica nas serranias e na Ilha Grande. Outro destaque é a grande quantidade de pequenas ilhas que a região abriga.
Sensor: IRM/CBERS-2
Órbita_Ponto: 163_131
Composição: R3G4B2
Data: 17/03/2005
Legenda: Região entre Encarnación e São Borja no Rio Grande do Sul. A água parece em tons escuros, quase preto. A vegetação é representada em verde, e as areas de solo exposto ou de vegetação beme sparsa está em tons amarelados ou róseos. Um trecho da represa de Yacyretá no Paraguai é mostrado na parte superior da imagem.
Sensor: WFI/CBERS-2
Órbita_Ponto: 164_140
Composição: R2G2B1
Data: 21/01/2005
Legenda: Região de Buenos Aires e do Rio da Prata. As águas dos rios Paraná e Uruguai se dispersam ao largo de Buenos Aires, formando a grande pluma azul mais claro que avança para o Oceano Atlântico.
Sensor: WFI/CBERS-2
Órbita_Ponto: 160_124
Composição: R2G2B1
Data: 04/08/2004
Legenda: A visão sinótica do sensor WFI permite a observação de todo o conjunto de represas instaladas no alto Rio Paraná e nos seus afluentes e formadores: Paranaíba, Grande, Tietê e Paranapanema. Um trecho do Pantanal aparece no canto superior esquerdo da cena, enquanto áreas preparadas para cultivo se distribuem por toda a imagem em cores azuis.
Sensor: CCD/CBERS-1
Legenda: Imagem CCD tomada sobre a cidade de Beijing, capital da República Popular da China. Na parte central da cena aparece um pequeno quadrado formado pelas grandes avenidas que contornam a Praça da Paz Celestial. Logo acima da Praça aparece na cor vermelha, a Cidade Proibida, residência dos imperadores chineses até o ano de 1948.
Sensor: WFI/CBERS-1
Legenda: Setor de Imagem do sensor WFI cobrindo o macroeixo Rio de Janeiro-São Paulo. As serras da Mantiqueira e do Mar aparecem em verde mais escuro. As cidades ao longo do eixo da Rodovia Presidente Dutra aparecem em azul.
Sensor: CCD/CBERS-1
Órbita_Ponto: 121_045
Legenda: Imagem CCD tomada sobre de Paris, através do gravador de bordo do Satélite CBERS. No canto superior direito aparece o complexo aeroportuário Charles de Gaulle e no canto inferior esquerdo, o Rio Sena. A área vermelha na margem do Rio é o Bois de Boulogne. Ao sul desta área e na outra margem do rio percebe-se a Torre Eiffel. Ao norte da Torre, uma feição pequena e circular tem no centro o Arco do Triunfo. A imagem foi tomada pela manhã, portanto pode-se notar a intensa névoa.
Sensor: CCD/CBERS-1
Órbita_Ponto: 121_057
Composição: R2G4B3
Data: 15/05/2000
Legenda: Região costeira da Espanha próxima a cidade de Valência. Estão realçados em verde claro as áreas agrícolas, em verde escuro as florestas, predominando terrenos sem qualquer tipo de vegetação.
Primeira imagem da câmera WFI do CBERS-2: à esquerda, em negro, vê-se o Oceano Pacífico, em verde o Chile, e em branco a Cordilheira dos Andes, com seus picos nevados. A leste da Cordilheira está a Argentina, com um trecho de áreas semi-desérticas.
Primeiras imagens do Brasil coletadas pela câmera CCD do satélite CBERS-2: Região noroeste do Estado de São Paulo. As áreas de solo exposto estão em tons avermelhados escuros; as área de agricultura e cana-de-açúcar, em verde. O delineamento das curvas de nível são visíveis. Na região inferior central da imagem pode-se ver um assentamento rural, constituído de pequenos lotes agrícolas.
Realização
Catálogo de Imagens
Galeria de Imagens
Brasília (DF)
Imagens CBERS-2 - Câmera CCD
Eventos Relacionados